O Mundo Encantado da Alfabetização agradece a visita!!! E caso goste de alguma postagem, seu comentário me deixará feliz!!!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Projeto - Leitura Premiada

              Elaborei esse projeto para trabalhar com meus alunos do 3° ano. Uma vez que, no início do ano letivo percebi que a turma era bem fraca quanto à leitura.   E de fato, com esse projeto, consegui cativar grande parte da turma quanto à aquisição do gosto  e prazer pela leitura.  Pois, já estamos no mês de outubro e grande parte da turma conseguiu ler e socializar em sala mais de 15 livros adequados à sua idade.   Têm alunos que já leram mais de 22 livros. 
              Sendo que, o mais importante foi o salto quanto ao desenvolvimento na vida acadêmica, agora já conseguem ter melhor compreensão e interpretação dos assuntos abordados em sala de aula nas diversas disciplinas,  ao modo que realizam suas leituras individuais ou coletivas. Melhoraram o vocabulário,  a dicção das palavras e a retórica, pois todos sem excessão, vão a frente da sala (ou mesmo sentados em roda) e contam a história lida durante a semana, sem vergonha, perderam aquele medo, aquela insegurança ao falar.
              Alguns já contam a história sem precisar acompanhar no próprio livro, conseguem abstrair e passar riquezas de detalhes contidos nos textos sem realizar a leitura das imagens. Mas quando contam a história sem mostrar o livro, depois os alunos acabam ficando curiosos e querem ver . 
              A cada momento que o aluno vai apresentar seu livro eu registro em um caderno de controle o nome do livro e a data da socialização, pois é esse registro que vai permitir a premiação do projeto no encerramento. Prêmio esse, escolhido pelo próprio aluno no ínício do projeto. 
               Eu estou amando o resultado desse trabalho, por mais longo que seja, pois se estende por todo o ano letivo. 

Imagem do projeto

Registro de um momento de socialização das histórias:





Caderno de Registros
Decorei esse caderno para fazer os registros das leituras dos alunos. Fiz a abertura colando o projeto, em seguida utilizei uma folha do caderno para cada aluno, onde anotei  as leituras realizadas por cada um. E no final do caderno guardei  em um envelope os pedidos das lembranças que cada aluno pediu como prêmio caso ganhe a "competição".










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra do Senhor:

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze- o conforme as tuas forças porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. (Ec. 9 -10).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...