O Mundo Encantado da Alfabetização agradece a visita!!! E caso goste de alguma postagem, seu comentário me deixará feliz!!!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Projeto - Fazendo Arte

                                                                 PROJETO: Fazendo Arte
               Visto que as quatros modalidades da Arte se faz presente no currículo das séries iniciais do ensino fundamental e neste 3° bimestre coube a nós educadores das séries iniciais da EPAR trabalharmos com a modalidade artes visuais, nós professoras do 2° ao 4° ano do turno vespertino - Adevanda, Uberlandia, Ivonete, Ilmara e Eu – nos mobilizamos e desenvolvemos o projeto - Fazendo Arte. 
               O objetivo desse projeto foi proporcionar informações aos educando quanto à vida e obras de alguns pintores famosos que marcaram a história. Uma vez que, essa riqueza e necessidade de conhecimento ainda se fazem adormecida dentro do contexto educacional nas séries iniciais. 
                E no encerramento do projeto, cada turma realizou exposição de todo seu trabalho, com base na vida e obras do pintor em estudo durante o bimestre. Ficou um trabalho fantástico, os alunos se dedicaram ao máximo, pois se apaixonaram pela arte. Durante as aulas realizamos estudos teóricos sobre a vida dos pintores, (2° ano A – Candido Portinari; 3° ano B – Pablo Picasso; 3° ano C – Tarsila do Amaral e 4° ano B – Romero Britto), depois confeccionamos aventais, realizamos desenhos no caderno de desenho, pinturas com tinta em cartolina, em telhas de barro, em garrafas pets, e colheres de madeira, no muro da escola e confeccionamos maquetes. Já a professora Ilmara trabalhou aulas de inglês com as turmas sobre os pintores concomitantemente realizando pinturas em bandejas de isopor. 
                Esse projeto teve um enfoque bem legal, de modo que a escola tematizou o pátio com a técnica de Romero Britto para a realização da 1° Noite de Arte e Cultura, além de abrir espaço para nós expormos todos os trabalhos realizados durante o bimestre para a comunidade escolar na noite do evento. Veja um pouco do trabalho que realizei com minha turma de 3° ano ao estudarmos Pablo Picasso.

1° AULA:
Elaborei slides sobre a biografia de Pablo Picasso abordando desde seu nascimento, sua vida de criança, vida escolar, família, juventude, ingresso na escola de arte ( fase rosa e azul), técnica cubista, seus amores, casamento, fama e sua morte. 





2° AULA:
Escolhi uma obra de Picasso - Auto Retrato - e realizamos estudo desde as expressões à técnica utilizada na pintura. Depois levei os alunos ao banheiro da escola para se olharem no espelho. Voltamos a sala e cada um fez seu auto retrato pautado na Técnica Cubista no avental, utilizado durante todas as aulas de artes do bimestre.



















3° AULA
Realizamos estudo de algumas obras na Fase Azul de Picasso, em seguida dividi a sala de 2 grupos. Um grupo fez a releitura de uma obra de Nina Pandolfo na Fase Azul de Picasso e outro grupo realizou a releitura de uma obra de Picasso.




 
 






4° AULA
Nesta semana realizamos estudo sobre duas telas de Picasso - Mulher passando roupa e  o Velho Violonista. Com base nessas telas exploramos as tristezas vivida por Picasso em vários âmbitos de sua vida e social. Em seguida, os alunos relebraram alguma situação que tenha acontecido em sua vida,  que o deixou muito triste e desenharam no caderno de desenho.



5° AULA
Nesta semana estudamos a Fase Rosa de Pablo Picasso. Fase essa, em que explorou muito as cores vivas, pois retratam suas alegrias. Sendo assim, realizamos leitura de alguns de suas obras e realizamos pintura em carlotila e a obra - Mulher com Flor - realizamos pintura na telha de barro.










6° AULA
E para finalizarmos  os estudos  em sala de aula do projeto, realizamos a leitura da obra mais famosa de Picasso - Guernica. Obra essa, que retrata a o bombardeio sofrido pela cidade de Guernica pelos aviões nazistas na época.  Nesta aula apresentei a imagem da obra original de Picasso e a minha tela pintada na técnica de Romero Britto. Com base nesse estudo os alunos reproduziram qual o desenho presente na obra que chamou mais sua atenção.







Atividades realizadas nas aulas de inglês com a professora Ilmara:





Dia da finalização do Projeto com a comunidade escolar
Exposições das pinturas realizadas na telha, contruída pelos meus alunos  do 3° Ano.

Exposição da Obra - Guernica, pintada na técnica de Romero Britto


Abertura da programação



Apresentações realizadas pelos alunos:









Parabéns queridos alunos!
Vocês são maravilhosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra do Senhor:

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze- o conforme as tuas forças porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. (Ec. 9 -10).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...