Elaborei esse projeto para trabalhar com meus alunos do 3° ano. Uma vez que, no início do ano letivo percebi que a turma era bem fraca quanto à leitura. E de fato, com esse projeto, consegui cativar grande parte da turma quanto à aquisição do gosto e prazer pela leitura. Pois, já estamos no mês de outubro e grande parte da turma conseguiu ler e socializar em sala mais de 15 livros adequados à sua idade. Têm alunos que já leram mais de 22 livros.
Sendo que, o mais importante foi o salto quanto ao desenvolvimento na vida acadêmica, agora já conseguem ter melhor compreensão e interpretação dos assuntos abordados em sala de aula nas diversas disciplinas, ao modo que realizam suas leituras individuais ou coletivas. Melhoraram o vocabulário, a dicção das palavras e a retórica, pois todos sem excessão, vão a frente da sala (ou mesmo sentados em roda) e contam a história lida durante a semana, sem vergonha, perderam aquele medo, aquela insegurança ao falar.
Alguns já contam a história sem precisar acompanhar no próprio livro, conseguem abstrair e passar riquezas de detalhes contidos nos textos sem realizar a leitura das imagens. Mas quando contam a história sem mostrar o livro, depois os alunos acabam ficando curiosos e querem ver .
A cada momento que o aluno vai apresentar seu livro eu registro em um caderno de controle o nome do livro e a data da socialização, pois é esse registro que vai permitir a premiação do projeto no encerramento. Prêmio esse, escolhido pelo próprio aluno no ínício do projeto.
Eu estou amando o resultado desse trabalho, por mais longo que seja, pois se estende por todo o ano letivo.
Imagem do projeto
Registro de um momento de socialização das histórias:
Caderno de Registros
Decorei esse caderno para fazer os registros das leituras dos alunos. Fiz a abertura colando o projeto, em seguida utilizei uma folha do caderno para cada aluno, onde anotei as leituras realizadas por cada um. E no final do caderno guardei em um envelope os pedidos das lembranças que cada aluno pediu como prêmio caso ganhe a "competição".
Nenhum comentário:
Postar um comentário