O Mundo Encantado da Alfabetização agradece a visita!!! E caso goste de alguma postagem, seu comentário me deixará feliz!!!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Dicionário de Humor Infantil:

      Em uma sugestão de aula apresentada no Curso Pró-Letramento, ministrado pela amável tutora Gilda,  sobre o uso do Dicionário em sala de aula, juntamente com meus alunos, após estudo do Dicionário de Humor Infantil de Pedro Bloch,  realizei uma aula enfocando a construção de um dicionário, também com definições de palavras pautado no universo infantil, como o de Bloch. Ou seja, resolvi listar algumas  palavras, escolhidas pelos próprios alunos, para atribuírem um significado pautado na visão infantil. 
      Foi um trabalho árduo, por ter exigido várias aulas, atendimento   individualizado  e deslocamento até a gráfica para encadernação do dicionário. Porém, foi muito gratificante, uma vez que, ao definirem as palavras, percebi o grau de desenvolvimento dos alunos dentro do contexto letramento, e isso é muito gratificante para qualquer professor apaixonado pela educação como eu,  por poder perceber no brilho do olhar de seu aluno a aquisição das habilidades necessárias da série em estudo - 3° ano como é o nosso caso. Sem contar também, que foi um trabalho bem divertido, pois a medida que os alunos iam lendo suas definições para a escolha da definição mais engraçada que iria compor o dicionário, soltávamos gargalhadas. Rsrsrsr. Depois da escolha das palavras editei o dicionário e levei para a encadernação na gráfica. Encadernação essa custeada pela escola. Desse modo, deixo aqui meus sinceros agradecimentos pelo apoio e dedicação que a Escola Paulo e Assis Ribeiro, tem prestado com nós professores na realização dos trabalhos pedagógicos com nossos alunos.  Vale ressaltar ainda que, o dicionário ficou na Sala de Leitura da escola para que todas as crianças possam estar lendo. Veja como ficou o Dicionário de Humor Infantil do 3° Ano "B", após editado:




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra do Senhor:

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze- o conforme as tuas forças porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. (Ec. 9 -10).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...