O Mundo Encantado da Alfabetização agradece a visita!!! E caso goste de alguma postagem, seu comentário me deixará feliz!!!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Moradia da Família:


Neste 3° bimestre, com minha turma do 3° Ano do Ensino Fundamental da escola EPAR - estamos estudando sobre os tipos de moradias, bem como suas estruturas, utilidades, cômodos, fator socio econômico das famílias e as diferenças entre as moradias de país para país. E por ser um assunto abrangente convidei os alunos a participarem de uma aula prática. Aula essa, que descorreu da seguinte forma:
Trabalho de pesquisa: Após estudo da teoria do livro didático em sala de aula, os alunos observaram as mais variadas moradias existentes, através de revistas, internet, etc., de modo que, após a pesquisa  construiriam uma moradia utilizando sucata.
Atividade em sala: Costrução de uma maquete com as moradias apresentadas pelos alunos, organizando um bairro de uma cidade.  Durante essa ação, levei os alunos a perceberem e a refletirem sobre as transformações ocorridas na paisagem natural, pela ação do homem ao construir, estruturar uma cidade. Veja passo a passo nosso trabalho em sala de aula: 

Distribuição das moradias no bairro.
,
  Construção das ruas e avenidas: asfalto






 Ornamentação das datas com praças e calçadas:




 Recorte em revistas de pessoas e veículos para ornamentar a cidade:



 Maquete pronta:
 Exposição na sala de aula:
Na abordagem desse conteúdo pode se fazer interdiciplinaridade com outras disciplinas como a de Geografia  e Arte como fiz, entre outras como a de Língua Portuguesa por exemplo ao realizar leitura de livros,  como esse, de Mary França e Eliardo França:















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra do Senhor:

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze- o conforme as tuas forças porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. (Ec. 9 -10).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...