O Mundo Encantado da Alfabetização agradece a visita!!! E caso goste de alguma postagem, seu comentário me deixará feliz!!!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Consciência Negra - 2009


          Alunos da Prof ª Eliete e meus realizando apresentação sobre a Consciência Negra.
          Todo ano em nossa escola - EPAR - são realizados trabalhos reforçando a cultura Afrodescendente que partem desde atividades em sala de aula à apresentações a toda comunidade. E como forma de encerramento das atividades são realizadas apresentações enfatizando a Cultura Negra. E neste ano, a professora Eliete e eu realizamos um desfile com nossos alunos do 1 ° Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos, abordando algumas pessoas negras que se destacaram pelo mundo em várias áreas, devido seu potencial e força de vontade. O desfile foi realizado em meio a um enredo e músicas que retratavam bem cada personagem.Vejam:

ENREDO:CONSCIÊNCIA NEGRA

          O inicio da colonização brasileira se deu em uma região que hoje é a cidade de Salvador. A qual foi a primeira capital do Brasil.
          Os primeiros habitantes brancos que aqui chagaram em meio tantas dificuldades foram os Portugueses...
         Mas muito antes de ancorarem suas emborcações nas terras brasileiras os índios aqui já habitavam...
         Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, os portugueses buscaram e passaram a explorar pessoas africanas, em busca de melhorias, tornando-as escravas.
         Escravos esses, que com mãos de ferro, ajudaram a construir uma nação. Com o passar do tempo por meio de ações e reflexões e muitas lutas, os escravos conquistam a tão sonhada liberdade, com a abolição da escravatura.
         A partir dessa conquista e com o decorrer dos anos, o Brasil assim como outras nações começa a ter uma nova cara...pois as pessoas negras conquistaram seu espaço,a duras penas, uma vez que, a vida lhes ofereceu condições diferentes das demais pessoas.   
        Com isso, passaram a ter o direito de lutar por seus ideais, conquistando assim seu próprio espaço em varias instâncias sociais...
         Como exemplos de perseverança e conquista podemos citar:
Na saúde: ( BEN CARSOM):um garoto americano pobre, negro, era o pior aluno do 5° ano, era muito descriminado por ser uns dos poucos negros em uma escola de brancos. E sua mãe decidida a mudar essa situação, ordenou que que lesse 2 livros por semana. A partir daí Bem Carson não conseguiu mais parar de ler. Se tornando assim um dos cirurgiões mais famosos e respeitados do mundo. Separou siameses ligados pela cabeça, cirurgia muito complexa, pois os gêmios compartilham órgãos vitais. Cirurgia essa que levou 5 meses para ser preparada e 22 horas para ser realizada. Nesse tipo de cirurgia um ou ambos dos pacientes morrem, mas nesse caso o sucesso foi total.

  • Na literatura: STEVE BIKO, escritor e pensador, foi um dos fundadores do Movimento Consciência Negra, defendendo que o principal na luta contra o apartheid era a luta dos negros. Atualmente existe na África do Sul a Fundação Steve Biko que é presidida pelo seu filho.

  • E no sporte: lá está ele: EDISON ARANTES DO NASCIMENTO: Conhecido como Pelé o rei o futebol, é o mais famoso futebolista brasileiro e mundial. Recebeu o título de Atleta do Século.

  • NA TV: Contamos com Taís Araújo a primeira atriz negra a ser protagonista de uma telenovela brasileira. Por seu trabalho tornou-se conhecida internacionalmente e foi eleita um dos 50 rostos mais lindos do mundo, pela revista People. E atualmente é protagonista da novela viver a vida

  • Na moda : está presente mais uma celebridade: Quando se fala em top model negra, a primeira imagem que vem à cabeça é dela, Naomi Campbell. Barraqueira, temperamental, metida e linda. É dela, o posto de modelo negra mais importante da história da moda.

  • Na ciência: está presente o mais novo cientista filho de escravos George Washington . De sua mente brilhante brotavam descobertas das mais extraordinárias. Com o pequeno amendoim fez mágicas fabulosas extraindo leite.

  • Na política: mais uma personalidade negra esta presidindo: BARACK HUSSEIN OBAMA: foi o jovem senador dos Estados Unidos pelo estado do linois. Barack Obama tornou-se o verdadeiro menino de ouro de um Partido Democrata que necessitava desesperadamente de uma vitória. Numa eleição histórica, Barack Obama foi eleito como o primeiro Presidente afro-americano dos Estados Unidos.
  •         Em fim , em tempos remotos leis severas promoviam a segregação de negros e brancos; negros não podiam se sentar à mesa com brancos, negros não podiam estudar, negros não podiam ter atividade cultural. Interessante é que muitas vezes parece que eles - os negros - acreditavam serem mesmo inferiores, pois se comportavam de maneira um tanto conformada com a situação.
    No entanto, Deus possui mecanismos perfeitos de mostrar às incoerências da humanidade, e convoca ao renascimento, sempre que necessário, almas mais adiantadas moral e intelectualmente para desmistificar questões entranhadas na vida das pessoas, como, por exemplo, o lamentável preconceito de que alguém é maior, melhor ou superior apenas por ter pele mais clara. Diante disso, em dias atuais, as pessoas negras passam a perceber e a ter o devido valor como são. De modo que,
    podem afirmar:

    Sou negro sim minha identidade confirma!
    Negar porque? A minha identidade confirma!
    Sou negro como a lama que protege as ostras que geram as finas pérolas;
    Sou negro como seus olhos, que enxergam de frente o brilho da vida;
    Sou negro como a noite que trás o sono e o repouso na esperança de um dia melhor;
    Sou negro sim! Porque negar se minha identidade confirma;
    Por isso eu serei sempre simplesmente negro;
     
     
     
     
     
     












     






     
    Atividade realizada em sala de aula:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Palavra do Senhor:

    “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze- o conforme as tuas forças porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. (Ec. 9 -10).
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...