Essa atividade eu apliquei com meus alunos ano passado, ao estudarmos sobre a
letra C. Escrevi em um cartaz a poesia de Cecília Meirelis "Letra C".
Em seguida realizamos a leitura de forma compartilhada com os alunos, e
depois destacamos todas as palavras contidas no texto que continham a
letra C. Após essa etapa, estabeleci comentários sobre o som da letra C
quando assume o som de ( Kê) ao vir escrita nas palavras antes das
vogais A O e U e sobre o seu som de Ç quando vem escrita nas palavras
antes das vogais E e I...
Após toda a explanação, destribui ao alunos revistas para que
recortassem palavras que continham a letra C em sua escrita, para depois
construirmos um cartaz. Essa etapa, foi muito proveitosa, pois pude
perceber o conceito que os alunos tinham sobre o que é uma palavra.
Alguns alunos recortavam somente a letra acreditando ser uma palavra,
outros recortavam a palavra ao meio, pois não tinham noção de
estrutura de uma palavra, para eles se a letra em estudo estivesse no
meio do corpo da palavra, recortavam a palavra somente até quando
chegavam na letra C. Outros recortavam a frase por completa da revista
onde a palavra estava contida. Já outros tinham definido em sua mente o
que é uma palavra, de modo que, a identificavam de acordo com os
espaçamentos da escrita...
No
momento da construção do cartaz, eu ia realizando a leitura das
palavras para as crianças, e de acordo com o som elas identificavam em
que local seriam coladas. No espaço das palavras que apresentavam o som
da letra (kê) ou do (Ç). Depois realizamos a exposição do cartaz na
sala de aula, como fonte de pesquisa para atividades posteriores.
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