Essa atividade eu apliquei com meus alunos ano passado, ao estudarmos sobre a
 letra C. Escrevi em um cartaz a poesia de Cecília Meirelis "Letra C". 
Em seguida realizamos a  leitura de forma  compartilhada com os alunos, e
 depois  destacamos todas as palavras contidas no texto que continham a 
letra C. Após  essa etapa, estabeleci comentários sobre  o som da letra C
 quando  assume o som de ( Kê)  ao vir escrita  nas palavras antes das 
vogais A O e U e sobre o seu som de Ç  quando vem escrita nas palavras 
antes das vogais E e I...
Após toda a explanação, destribui ao alunos revistas para que 
recortassem palavras que continham a letra C em sua escrita, para depois
 construirmos um cartaz. Essa etapa, foi muito proveitosa, pois pude 
perceber o conceito que os alunos tinham sobre o que é uma palavra. 
Alguns alunos recortavam somente a letra acreditando ser uma palavra, 
outros recortavam a palavra ao meio, pois não tinham noção de 
estrutura de uma palavra, para eles se a letra em estudo estivesse no 
meio do corpo da palavra, recortavam a palavra somente até quando 
chegavam na letra C. Outros recortavam a frase por completa da revista 
onde a palavra  estava contida.  Já outros tinham definido em sua mente o
 que é uma palavra, de modo que, a identificavam de acordo com os 
espaçamentos  da escrita...
No
 momento da construção do cartaz, eu ia realizando a leitura das 
palavras para as crianças, e de acordo com o som elas identificavam em 
que local seriam coladas. No espaço das palavras que apresentavam o som 
da letra (kê) ou   do   (Ç).  Depois realizamos a exposição do cartaz na
 sala de aula, como fonte de pesquisa para atividades posteriores.


Nenhum comentário:
Postar um comentário