O Mundo Encantado da Alfabetização agradece a visita!!! E caso goste de alguma postagem, seu comentário me deixará feliz!!!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Atividade Diagnóstica para 1° ano:

       O Curso de formação Continuada - Praler - visa abordar atividades de incentivo à leitura. E tem por objetivo, criar o hábito da leitura como um ato de prazer, garantindo o acesso qualificado da população à cultura e à educação. Essas atividades que seguem em enexo, são exemplos de atividades presentes em uma das TPs e no Caderno de Atividades de Apoio a Aprendizagem 1 do Curso. E foram essas atividades que eu trabalhei com meus alunos ao realizar a atividade diagóstica. Atividade essa, necessária e de suma importância para o professor alfabetizador por exemplo, tomar um norte de como iniciar as atividades com sua turma, partindo das reais necessidades de cada aluno. Com essa atividade por exemplo, eu pedi para que os alunos destacassem somente os números dentre os demais símbolos ali presentes, pintando-os...
 
Já relacionado a essa atividade segui as instruções contidas em seu corpo.

           E ao realizar essa atividade trabalhei com palavras do mesmo grupo semântico, sendo também uma monossílabo, uma dissílaba, trissílaba, polissílaba e uma frase. Sendo que, a medida que eu ia ditando as palavras os alunos iam redigindo as mesmas nos espaços indicados de acordo com seu modo de pensar sobre a escrita, e em seguida reproduziam graficamente a palavra.

 
          E por fim, abordei uma atividade do gênero textual - fábula. E a medida em que eu ai realizando a leitura do texto, ao ouvirem a leitura das palavras em destaque, os alunos teriam a incumbência de erguer a placa com o desenho das palavras lidas. O objetivo dessa atividade, é perceber o grau de compreenção da leitura e escrita de cada aluno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra do Senhor:

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze- o conforme as tuas forças porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. (Ec. 9 -10).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...