O Curso de formação Continuada - Praler - visa
abordar atividades de incentivo à leitura. E tem por objetivo, criar o hábito
da leitura como um ato de prazer, garantindo o acesso qualificado da população à
cultura e à educação. Essas atividades que seguem em enexo, são exemplos de
atividades presentes em uma das TPs e no Caderno de Atividades de Apoio a
Aprendizagem 1 do Curso. E foram essas atividades que eu trabalhei com meus
alunos ao realizar a atividade diagóstica. Atividade essa, necessária e de suma
importância para o professor alfabetizador por exemplo, tomar um norte de como
iniciar as atividades com sua turma, partindo das reais necessidades de cada
aluno. Com essa atividade por exemplo, eu pedi para que os alunos
destacassem somente os números dentre os demais símbolos ali presentes,
pintando-os...
Já relacionado a
essa atividade segui as instruções contidas em seu corpo.
E ao realizar
essa atividade trabalhei com palavras do mesmo grupo semântico, sendo também uma
monossílabo, uma dissílaba, trissílaba, polissílaba e uma frase. Sendo que, a
medida que eu ia ditando as palavras os alunos iam redigindo as mesmas nos
espaços indicados de acordo com seu modo de pensar sobre a escrita, e em seguida
reproduziam graficamente a palavra.
E por fim, abordei
uma atividade do gênero textual - fábula. E a medida em que eu ai realizando a
leitura do texto, ao ouvirem a leitura das palavras em destaque, os alunos
teriam a incumbência de erguer a placa com o desenho das palavras lidas. O
objetivo dessa atividade, é perceber o grau de compreenção da leitura e escrita
de cada aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário